Tempo: +/- 1 h
Cozedura: Forno e Fogão
Porções: 3
Ingredientes:
- 300 g de bacalhau em pedaços demolhado e desfiado
- 200g de batata
- 150 g de cebola
- 1 ovo
- 3 colheres de sobremesa de azeite ( 15 g)
- salsa
- sal
- pimenta branca
- alho em pó
- noz moscada
Preparação:
Cortei as batatas em cubos, envolvi com meia colher de sobremesa de azeite e polvilhei com sal. Levei ao forno alto durante mais ou menos 10 minutos (até estarem douradas). Reservei.
Numa frigideira coloquei uma colher e meia de sobremesa de azeite e a cebola picada a refogar em lume brando/medio. Mexi regularmente por mais ou menos 15 minutos (até estarem caramelizadas). Juntei o bacalhau desfeito à cebola, temperei com muita noz moscada e pimenta branca e com um pouco de alho em pó. Envolvi e deixei cozinhar, até começar a colar à frigideira ( mais ou menos15 minutos). Coloquei o bacalhau numa taça, juntei salsa picada, a batata que reservei (esmaguei-a), sal e um ovo. Envolvi constantemente até o ovo começar a solidificar (formar uma pasta solida e densa). Com o auxilio de duas colheres de sopa formei pasteis e coloquei num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincelei os pasteis com uma colher de sobremesa de azeite e levei ao forno (temperatura alta) durante cerca de 5 minutos. Ao fim desse tempo retirei, virei-os e levei ao forno por mais 5 minutos. Estão prontos :)
Nota: Servi com gomos de limão, feijão encarnado refogado com alho, cebola, temperos ( piri piri, sal, cominhos, gengibre, alho em pó) e vinagre, com arroz e salada.
adorei inesita. pasteis de bacalhau à braz... uma inovação `chef :)
ResponderEliminar